Condições de diagnóstico, reparação, entrega
e recolha de equipamentos:
Condições para clientes
Entrega de equipamentos:
O período de funcionamento para recepção de equipamentos na Paulo Vaz Informática (mencionada adiante como INFORVAZ), é de Segunda-feira a Sexta-feira das 10h 00m às 19h (sem interrupção no período de almoço) e aos Sábados das 10h às 13h, com excepção de feriados nacionais ou locais.
Todos os equipamentos para reparação/orçamentação devem ser entregues nas instalações da INFORVAZ, sito ..........................................Setubal. O cliente pode optar também por utilizar o nosso serviço de recolha e posterior entrega, suportando o cliente o custo de 14,90 € já com IVA incluído. Nesta situação, o cliente é responsável pelo bom acondicionamento do equipamento, de modo a que possa ser transportado em segurança, pelo serviço de recolha por nós indicado.
A INFORVAZ, em nenhuma circunstância será responsável por perdas e danos directos, ou indirectos, especiais, incidentes ou consequentes, incluindo lucros cessantes, resultantes da sua actuação na prestação do serviço de assistência técnica e reparação de equipamentos.
É sempre responsabilidade do cliente a preservação dos dados dos equipamentos. A INFORVAZ, tudo fará para que os dados não se percam, no entanto, a INFORVAZ, nunca poderá ser responsabilizada por qualquer tipo de perdas ou danos a este nível.
No caso em que o cliente fica impossibilitado de efectuar seguranças dos dados, por avaria do equipamento, deverá comunica-lo no acto de entrega do equipamento à INFORVAZ.
Caso algum equipamento necessite de instalação de algum tipo de software não gratuito e/ou não disponível legalmente, via Internet ou via algum outro meio aceite pela INFORVAZ, esse software deve ser sempre disponibilizado pelo cliente em suporte adequado. A INFORVAZ, não efectua instalações de software não genuíno, nem contribuirá de modo algum na proliferação de software pirata.
Equipamentos que para fins de testes, necessitem do uso de algum tipo de consumível, devem fazer-se acompanhar do/dos consumível/consumíveis adequados e em quantidade adequada para uma boa realização dos testes necessários. A não entrega dos consumíveis, poderá implicar, a não aceitação do equipamento, para reparação, ou o aumento dos custos da reparação, que terá que incluir os custos dos consumíveis necessários.
Durante as diferentes fases de intervenção nos equipamentos, poderá ser consumida uma percentagem dos consumíveis, tintas, tonners, papel, ou outros que os acompanhem.
Tempos de recolha:
A INFORVAZ, esforça-se para que as recolhas sejam efectuadas sempre no dia útil seguinte, ou 2º dia útil seguinte ao pedido.
Caso o cliente pretenda uma recolha urgente, e à INFORVAZ, seja possível cumprir o prazo de recolha no próprio dia, será cobrado ao cliente o valor de recolha urgente, que será no seu limite inferior de 40€ + IVA. Este valor pode ser superior consoante o volume e peso do equipamento a transportar. Sempre que o valor seja superior a 40€ + IVA, a INFORVAZ, fica obrigada a informar o cliente de qual o valor, antes de proceder à recolha.
Orçamentação de equipamentos avariados:
Todas as intervenções são efectuadas por técnicos especializados e com vários anos de experiência laboral na área das reparações.
Durante a intervenção técnica necessária para o reconhecimento da, ou das, avarias nos equipamentos, existe o risco de o equipamento ficar com danos mais relevantes, apesar de a INFORVAZ, tudo fazer ao seu alcance para que tal não aconteça. O cliente, ao entregar-nos o equipamento para intervenção e/ou reparação tem que estar ciente deste risco e em caso algum pode responsabilizar a INFORVAZ, por avarias, perdas, danos, lucros cessantes, etc., excepto se existir dolo grave por parte da INFORVAZ.
A INFORVAZ, tem como objectivo fazer os orçamentos de reparação gratuitamente, no entanto, e apenas em determinadas situações pontuais, um orçamento não aceite poderá ter custos ao cliente. Nestes casos a INFORVAZ, comunicará sempre ao cliente antes de fazer o orçamento, qual o custo do orçamento, caso o orçamento não seja aceite.
Qualquer equipamento cujo valor de reparação seja inferior a 80€ será automaticamente reparado, assumindo-se a aceitação tácita por parte do cliente. Caso o cliente não concorde com esta alínea, deve informar qual o valor máximo, pela qual a reparação pode ser efectuada, reservando-se sempre a INFORVAZ de não aceitar o equipamento para orçamentação, pelo valor indicado pelo cliente, se a INFORVAZ entender que o valor indicado não paga a mão de obra/peças necessárias para um qualquer tipo de reparação.
Os orçamentos verbais, só podem ser considerados como estimativas, não podendo haver qualquer compromisso por parte da INFORVAZ quer nos valores quer nos prazos estimados, excepto se a comunicação verbal for a única hipótese de comunicação com o cliente, e todos os outros meios de comunicação impossíveis ou o equipamento já tiver sido intervencionado por um dos nossos técnicos especializados.
A INFORVAZ comunicará ao cliente o orçamento e prazo expectável de reparação (verbalmente…) do equipamento, dando ao cliente um prazo de 15 dias para aceitação/rejeição do orçamento. Findo este prazo, e não existindo uma resposta por parte do cliente, o orçamento será considerado como rejeitado ficando o orçamento de reparação sem efeito. Salvaguardando-se sempre à INFORVAZ o direito de rever quer os preços quer os prazos de reparação anunciados no orçamento inicial. Se tal suceder a INFORVAZ comunicará sempre e previamente quaisquer alterações.
No caso da intervenção pedida, seja a recuperação de dados de um qualquer meio de armazenamento, a INFORVAZ poderá sempre permitir ao cliente visualizar os dados recuperados, mas apenas nas instalações da INFORVAZ ou em qualquer um outro local desde que de comum acordo entre o cliente e a INFORVAZ mas sempre num meio de armazenamento pertencente à INFORVAZ de modo a que o cliente possa confirmar o sucesso da recuperação. Caso o cliente abdique da verificação da recuperação, e aceite o orçamento de recuperação, a intervenção será sempre devida pelo cliente, mesmo que na recuperação alguns ou todos os ficheiros recuperados estejam corruptos, incompletos ou em falta.
Os relatórios escritos discriminativos da intervenção técnica a efectuar, ou já efectuada, têm um custo de 35€ já com IVA incluído. Estes relatórios são efectuados pelo técnico ou técnicos a quem o equipamento é atribuído para intervenção. Estes relatórios não são orçamentos, mas sim uma explicação técnica detalhada da avaria e sua causa (sempre que for possível apurar) e da intervenção técnica necessária, ou já efectuada, para o bom funcionamento do equipamento. São os relatórios habitualmente pedidos por seguradoras, ou por quem pretende uma explicação escrita e detalhada da avaria.
Prazo para orçamentação:
A INFORVAZ tem como objectivo, e fará todos os esforços ao seu alcance, para orçamentar uma qualquer avaria no equipamento recepcionado num prazo entre 24 a 48 horas, exceptuando fins-de-semana e feriados nacionais e locais. Os equipamentos serão intervencionados por ordem de chegada, ou excepcionalmente por uma outra ordem definida pela INFORVAZ Se o cliente pretender que o seu equipamento seja imediatamente intervencionado, assim que entrar nas nossas instalações, será cobrado ao cliente o valor de serviço urgente, que será no seu limite inferior de 40€ + IVA à taxa em vigor. Sempre que o valor seja superior a 40€ + IVA, a INFORVAZ fica obrigada a informar o cliente de qual o valor antes de proceder à intervenção no equipamento ao abrigo do serviço urgente. A disponibilidade deste serviço urgente é limitada a um determinado número de equipamentos, sendo a INFORVAZ responsável por informar o cliente, no caso da impossibilidade de aceitar o equipamento para este tipo de intervenção.
Se o equipamento intervencionado ao abrigo do serviço urgente tiver que aguardar em bancada por peças para a sua reparação, o cliente não deixa de estar obrigado a pagar o valor do serviço de urgência.
Os equipamentos que entrem ao abrigo da garantia, terão prioridade na intervenção em relação a outros equipamentos, com excepção dos que entrem ao abrigo do serviço urgente.
O tempo de resposta para os equipamentos que entrem ao abrigo do serviço urgente, cifrar-se-á ao número de horas necessárias para a correcta reparação do equipamento, sendo que o mesmo, desde que aceite pela INFORVAZ dará de imediato entrada nos serviços técnicos.
O tempo de resposta para os equipamentos em garantia, será o menor possível, esforçando-se a INFORVAZ por tentar cumprir um prazo não superior a 48h, exceptuando-se fins-de-semana e feriados nacionais e locais.
O tempo de resposta para a reparação de um orçamento aceite, será sempre que possível, o tempo indicado no orçamento.
Reparação de equipamentos:
Após aceitação do orçamento, que deverá ser sempre que possível por escrito, excepto se para o cliente se tenha tornado impossível outra forma de comunicação que não a verbal, a INFORVAZ procederá à reparação do equipamento, conforme orçamentado, no menor prazo possível. O prazo provável de reparação do equipamento será sempre dado em conjunto com o orçamento. Após a conclusão da reparação, o cliente será informado (verbalmente…) da disponibilidade de levantamento do equipamento. O prazo de garantia iniciar-se-á no dia seguinte à primeira comunicação de disponibilidade para levantamento.
Na reparação dos equipamentos, serão sempre usadas peças novas originais ou equivalentes, excepto se aceite, o uso de peças em segunda-mão ou compatíveis, de comum acordo entre o cliente e a INFORVAZ
As peças substituídas, nos equipamentos que para sua reparação assim o requeiram, passam a ser propriedade da INFORVAZ excepto se o cliente expressamente indicar que pretende ficar com as peças defeituosas substituídas. Deste modo a INFORVAZ poderá reciclar de uma forma eficiente todo o “lixo” electrónico. No caso de substituição de peças ao obrigo da garantia, as peças substituídas serão sempre propriedade da INFORVAZ
Levantamento e entrega de equipamentos:
Após a comunicação de disponibilidade para levantamento, ou rejeição do orçamento, o cliente tem 15 dias para levantar o equipamento. Findo este prazo a INFORVAZ cobrará um valor de armazenagem de 1 € + IVA à taxa legal em vigor, por dia durante 90 dias. Durante estes 90 dias, o equipamento poderá ser colocado em qualquer uma das instalações da empresa, ou em qualquer outro local considerado apropriado pela INFORVAZ podendo não estar disponível para levantamento imediato, devendo o cliente informar com pelo menos um dia útil de antecedência a sua intenção de levantamento do equipamento, de modo a que a sua entrega seja imediata. Findo este prazo de 90 dias, a INFORVAZ considerará o equipamento abandonado nos termos do artigo 1299 do Código Civil, não se responsabilizado por perda, deterioração ou qualquer tipo alteração de aspecto ou características e terminará a garantia da intervenção técnica efectuada, que poderá ser “desfeita”, e ficando o equipamento propriedade da INFORVAZ
A INFORVAZ goza do direito de retenção do(s) equipamento(s) até ao pagamento integral de todas as dívidas por parte do cliente à INFORVAZ não podendo ser responsabilizada por perda, deterioração ou qualquer tipo de alteração de aspecto ou características do equipamento.
Mesmo não sendo levantado o equipamento, desde que o seu orçamento tenha sido aceite, o cliente deverá sempre o valor do orçamento aceite, sempre que a intervenção tenha sido de acordo com o orçamento, mesmo que abandone o equipamento de acordo com as alíneas anteriores.
As reparações são sempre pagas no acto de levantamento nas nossas instalações ou no acto de entrega ao cliente, reservando-se a INFORVAZ o direito de não entregar o equipamento se o pagamento não for efectuado no acto. No caso de entrega na morada indicada pelo cliente, se o equipamento não for entregue por falta de pagamento do cliente, uma segunda entrega poderá ser agendada posteriormente, no entanto essa entrega será cobrada, ou o cliente fará a recolha nas nossas instalações.
O tempo de resposta para o serviço de entrega será de 24 a 48h, exceptuando-se fins-de-semana e feriados nacionais e locais.
Caso o cliente pretenda o serviço de entrega urgente, e à INFORVAZ seja possível cumprir o prazo de entrega no próprio dia, será cobrado ao cliente o valor de entrega urgente, que será no seu limite inferior de 40€ + IVA. Este valor pode ser superior consoante o volume e peso do equipamento a transportar. Sempre que o valor seja superior a 40€ + IVA, a INFORVAZ fica obrigada a informar o cliente de qual o valor antes de proceder à entrega.
Na recolha e entrega de equipamentos via transportadora seleccionada pela INFORVAZ, a responsabilidade do transporte é da transportadora. Caso na recepção de um equipamento via transportadora, entender que a embalagem/caixa que transporta o equipamento não se apresentar nas melhores condições, terá que o reportar por escrito na guia que a transportadora lhe entregar para assinar em como o equipamento foi entregue. Deve ainda certificar-se do bom estado de funcionamento do equipamento. Deverá posteriormente e num prazo de dois dias úteis informar por escrito a INFORVAZ caso exista alguma anomalia detectável visivelmente ou no funcionamento do equipamento, causada pelo transporte. Após este prazo ou se não forem efectuados os passos anteriormente descritos, qualquer reclamação de avaria/quebra/mau funcionamento provocada pelo transporte será declinada.
Garantias:
A garantia é de 90 dias para reparações, não se prolongando em caso algum para além deste prazo. Se a reparação envolver a substituição de peças, a garantia das peças é de 2 anos para, e só para, as peças novas substituídas. Não são consideradas peças novas, as peças remanufacturadas/recondicionadas pelos fabricantes que apenas tem 90 dias de garantia. Em caso de dúvida sobre o prazo de garantia da intervenção necessária para a reparação do seu equipamento, peça-nos informação detalhada sobre sua situação.
O prazo de garantia inicia-se no dia seguinte ao momento em que o cliente é informado (por telefone, verbalmente, por e-mail, sms ou carta) da conclusão da reparação. A garantia das reparações não cobre as seguintes situações:
· Danos físicos (equipamento partido, danificado, corroído, empenado, etc.) inimputáveis à INFORVAZ
· Uso indevido, danos causados por quedas, negligência, má utilização, fogo, temperaturas elevadas, líquidos, perturbações eléctricas, atmosféricas, etc.
· Danos causados no transporte, ou por terceiros.
· Utilização de consumíveis não recomendados pelo fabricante do equipamento em questão.
· sintoma reportado pelo cliente não se verifique nos nossos serviços técnicos, ou for diferente do reportado pelo cliente ou ainda se a causa que originou a avaria seja diferente da reparação anterior, apesar de os sintomas serem idênticos.
· Se durante o período de garantia o equipamento tiver sido intervencionado com mão de obra e/ou peças alheias à INFORVAZ
· Se na reparação anterior o cliente tiver sido informado da existência do risco de o equipamento ficar irreparável com a intervenção efectuada. Nestes casos a reparação apenas é possível com a substituição de peças e não através de reparação de componentes avariados.
· Peças ou componentes ou partes destes e/ou selos de garantia que tenham que ser danificados, removidos ou alterados para se proceder à reparação e bom funcionamento do equipamento.
Os pedidos de reparação ao abrigo da garantia, apenas serão considerados pela INFORVAZ quando os seguintes pontos forem cumpridos na sua íntegra:
· equipamento/peça substituído encontra-se dentro do período de garantia.
· equipamento/peça substituído é identificável, sem qualquer margem de dúvida, pela marca, modelo e número de série.
· Apresentação de Factura ou Folha de Obra (ou fotocópia bem legível), da intervenção que serve de base ao pedido de intervenção ao abrigo da garantia.
Os equipamentos que entrem ao abrigo da garantia, terão prioridade na intervenção em relação a outros equipamentos, com excepção dos que entrem ao abrigo do serviço urgente.